Microssimpósio Bienal do Mercosul

Nessa sexta-feira, vamos receber os participantes do Simpósio Internacional de encerramento da Bienal do Mercosul “Alguém que sabe alguma coisa… e alguém que sabe algo mais: educação como encontro e igualdade”.

Estaremos das 9h às 11h no Vila Flores batendo um papo sobre educação, aprendizagem e troca de experiências!

Para se inscrever, basta preencher esse formulário: http://goo.gl/KgQ5WA

Esperamos vocês  🙂

Image

 

9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre abre inscrições para simpósio internacional

Alguém que sabe alguma coisa… e alguém que sabe algo mais:

educação como encontro e igualdade

 

A 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre, através do Programa Redes de Formação, realiza na semana de encerramento da mostra o simpósio internacional  Alguém que sabe alguma coisa… e alguém que sabe algo mais: educação como encontro e igualdade. O encontro acontece no dia 8 de novembro, das 9h às 21h. As inscrições podem ser feitas até 3 de novembro pelo link https://pt.surveymonkey.com/s/Simposio_Encerramento_9BM.

 

O Programa Redes de Formação da 9a Bienal do Mercosul I Porto Alegre promove uma prática educacional baseada em relações, diálogo e trânsito. Dá atenção especial às possibilidades pedagógicas de diferentes lugares e formas de práticas. Também, reconhece diferentes formas de conhecimento, incluindo as dos educadores e mediadores. Redes de Formação é, assim, um conjunto de encontros com outros e com o conhecimento dos outros. De maneira semelhante, as colaborações entre artistas e empresas apresentadas na 9ª Bienal são, em essência, também experimentos sociais. São investigações em que o encontro entre diferentes conhecimentos é possível, pois oferecem a possibilidade de que distintas esferas do conhecimento e da criatividade humana possam colaborar, em termos de igualdade, para se beneficiar de tudo.

 Para Manuel Borja Villela educação é o encontro entre alguém que sabe algo e alguém que sabe algo mais . Inspirado por esse pensamento, o simpósio busca explorar um conceito e uma prática da educação que se baseia no pressuposto da igualdade, e que está fundamentado na experiência do outro como um estranho, mas como um igual. Preocupa-se com a teoria educacional e prática de diferentes locais, em relação à ideia de igual encontro entre indivíduos e grupos, divididos entre conhecimento e experiência, e através disso, da ética da experiência educacional.

 PRINCIPAIS CONVIDADOS

 Angie Keefer: Escritora, editora, engenheira amadora e bibliotecária ocacional. Foi co-fundadora, com Dexter Sinister, da The Serving Library, uma organização sem fins lucratvos dedicada à publicação e arquivo de forma contínua. É, também, co-editora do The Bulletins, publicação bienal da The Serving Library.

 Ana Laura López de la Torre: Artista convidada da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. A maior parte de sua produção artística é voltada à comunidade e à ideia de bem comum , e foi realizada em colaboração com outros artistas, organizações comunitárias e diferentes pessoas. Atualmente, leciona na Universidad del Trabajo del Uruguay e coordena o primeiro programa de pós-graduação em Cultural Management, no Espacio Interdisciplinario da Universidad de la República.

 Danilo Streck: Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. No momento, está desenvolvendo o projeto de pesquisa Processos participativos emancipatórios na América Latina como mediação pedagógica para a constituição do público. Doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação, pela Universidade do Estado de Nova Jersey, Estados Unidos, com a tese A visão de John Dewey e Paulo Freire da função educacional da educação, com ênfase especial no problema do método.

 Dominic Willsdon: Curador pedagógico da nuvem da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. Desde 2006, é curador de educação e programas públicos Leanne & George Roberts do San Francisco Museum of Modern Art e professor adjunto no California College of the Arts, São Francisco, Estados Unidos.

 Johanna Burton: Historiadora e crítica de arte, com pesquisas focadas na arte contemporânea no pós-guerra. Escritora colaboradora de diversas publicações, Johannaatualmente é diretora e curadora de educação do New Museum, de Nova Iorque.

 Mônica Hoff: Curadora de base e coordenadora do Programa Redes de Formação da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. É artista, educadora e pesquisadora. Atualmente, desenvolve mestrado em história, teoria e crítica de Arte pela UFRGS. Coordena desde 2006 o projeto pedagógico da Bienal do Mercosul.

 Rangoato Hlasane: Artista, produtor cultural, escritor, Dj e educador. Pan-africanista. Co-fundador da biblioteca Keleketla!, em Johannesburgo, que capacita jovens e artistas emergentes através de programas de arte, cultura e patrimônio.

Sofía Hernandez Chong Cuy: Diretora artística e curadora geral da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. É curadora, escritora e viajante. Responsável pela curadoria de arte contemporânea da coleção Patricia Phelps de Cisneros, também fez parte da equipe de pesquisa da Bienal de Veneza, 2013.

 Sofía Olascoaga: Curadora independente. Trabalha na instersecção da arte com a educação através da ativação de espaços para o pensamento crítico e ação coletiva. Atualmente é co-diretora do SimposioNuevas Pedagogías, do Museo Universitario de Arte Contemporáneo, na Cidade do México.

 Trevor Paglen: Artista convidado da 9ª Bienal do Mercosul | Porto Alegre. Também escritor, pesquisador e professor. Seu trabalho desfaz fronteiras da ciência, arte contemporânea, jornalismo e outras disciplinas para construir formas ainda desconhecidas, mas meticulosamente pesquisadas,  para ver e interpretar o mundo que nos rodeia. Reconhecido por ter cunhado o termo geografia experimental , que descreve práticas experimentais que integram produção cultural e criação artística com idéias críticas da geografia humana sobre a produção de espaço, materialismo e trabalho.

 

PROGRAMAÇÃO

 9h Microssimpósios

O simpósio inicia em 20 locais diferentes, com grupos de 10 a 12 pessoas. Cada grupo conta com um coordenador e um mediador/relator e realiza seu encontro num espaço (escola, ateliê, estúdio, centro comunitário, praça, etc) localizado, principalmente, no centro de Porto Alegre.

Microssimpósio 1 – Local: Casa de Cultura Digital / Coordenadora: Gabriela Bon / Relatora: Janaina Spode
Microssimpósio 2 – Local: Estúdio Hybrido/ Coordenador: Marcelo Monteiro/ Relator: Giuliano Lucas
Microssimpósio 3 – Local: Núcleo Urbanóide / Coordenador: Jotapê Pax De Leon Peres)/ Relator: Lucas Anão
Microssimpósio 4 – Local: Padaria Quero Pão (ponto de partida) / Coordenador: Rafael Saldanha Duarte / Relatora: Clara Trevisan Farret
Microssimpósio 5 – Local: Vila Flores / Coordenadora: Marcia Braga / Relatora: Aline Bueno
Microssimpósio 6 – Local: Jardim Lutzenberger – CCMQ / Coordenador: Eduardo Raguse Quadros / Relator: Guilherme Lessa Bica
Microssimpósio 7 – Local: Comunidade do Arvoredo / Coordenadora: Lisiane Brolese / Relatora: Ana Cláudia Fraga
Microssimpósio 8 – Local: Espaço Deriva / Coordenadora: Ana Marcela Sarria / Relatora: Adauany Zimovski
Microssimpósio 9 – Local: Cooperativa Mista Solidária Utopia e Luta / Coordenador: Eduardo Solari / Relatora: Anna Theotônia de Oliveira Dias Simão
Microssimpósio 10 – Local: Estúdio Galeria Mamute / Coordenadora: Niura Borges / Relatora: Cristina Yuko Arikawa
Microssimpósio 11 – Local: Lancheria do Caju / Coordenadora: AngélicaAngélica Seguí Rodriguez / Relatora: Vanessa Fagundes
Microssimpósio 12 – Local: Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Vera Chaves Barcellos / Coordenador: Eduardo Veras / Relatora: Janaína Castoldi
Microssimpósio 13 – Local: Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa / Coordenadora: Jessica Gogan / Relator: Gaston Kremer
Microssimpósio 14 – Local: Casa Duplan 146 / Coordenador: Daniel Caminha / Relator: Leonardo Peixoto
Microssimpósio 15 – Local: Contraponto, entreposto solidário (ponto de encontro) Campus Central da UFRGS / Coordenadora: Rumi Regina Kubo
Microssimpósio 16 – Local: Acervo Independente / Coordenadora: Bárbara Lopes Moraes / Relatora: Marcela Lirio Campo
Microssimpósio 17 – Local: Escola Caseira de Invenções / Coordenador: Estevão Haeser Fontoura / Relatora: Michele Zgiet
Microssimpósio 18 – Local: Jabutipê / Coordenador: Ernani Chaves / Relator: Antônio Augusto Bueno
Microssimpósio 19 – Local: MARGS / Coordenadora: Mariane Rotter
Microssimpósio 20 – Local: Instituto de Artes / Coordenador: Alejandro Ruíz / Relatora: Michele Philomena

 11h Deslocamento para o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul)

Praça da Alfândega, s/nº – Centro, Porto Alegre RS

 

11h30 Simpósio (1ª sessão) – Local: térreo do MARGS

Apresentações e discussões estruturadas como encontros paralelos. Participações dos convidados pontuadas por relatos oriundos das discussões feitas na parte da manhã através de seus coordenadores.

·         11h30 Introdução: Dominic Willsdon

·         11h 40 Apresentações de quatro coordenadores dos microssimpósios

·         12h Danilo Streck

·         12h30 Discussão moderada por Mônica Hoff

·         13h Apresentações de quatro coordenadores dos microssimpósios

 13h30 Almoço e visita à Feira do livro

Criação coletiva de uma biblioteca. Cada pessoa ou grupo receberá um vale para comprar um livro na Feira do Livro que seja relativo ao tema do simpósio. Os livros serão trazidos para o térreo do MARGS, local onde o encontro estará acontecendo, e colocados em prateleiras localizado na parede norte. Após o término da 9a Bienal, a biblioteca será doada a uma organização comunitária.

 14h30 às 16h Simpósio (2ª sessão) – Local: térreo do MARGS

Apresentações e discussões estruturadas como encontros paralelos. Participações dos convidados pontuadas por relatos oriundos das discussões feitas na parte da manhã através de seus coordenadores.

 ·               14h30 Sofía Hernández Chong Cuy

·         14h40 Apresentações de quatro coordenadores dos microssimpósios

·         15h Rangoato Hlasane

·         15h10 Ana Laura López de la Torre

·         15h20 Rangoato Hlasane

·         15h3 Ana Laura López de la Torre

·         15h40 Debate moderado por Dominic Willsodon

16h às 16h30 Intervalo e visita à biblioteca formada pelos participantes do simpósio

 16h30 às 18h Simpósio (3ª sessão) – Local: térreo do MARGS

Apresentações e discussões estruturadas como encontros paralelos. Participações dos convidados pontuadas por relatos oriundos das discussões feitas na parte da manhã através de seus coordenadores.

 

·         16h30 Angie Keefer

·         16h40 Apresentação de dois coordenadores dos microssimpósios

·         16h50 Dominic Willsdon Trevor Paglen

·         17h Apresentação de dois coordenadores dos microssimpósios

·         17h10 Sofía Olascoaga Johanna Burton

·         17h20   Apresentações de dois coordenadores dos microssimpósios

·         17h30 Debate moderado por Dominic Willsdon Mônica Hoff

 18h Deslocamento para a Usina do Gasômetro

 19h Programa especial de encerramento na Usina do Gasômetro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s